Saint Seiya: Lost Canvas


É difícil encontrar alguém que foi criança nos anos 90 e não assistiu Cavaleiros do Zodíaco na saudosa Manchete. O anime foi um verdadeiro sucesso na país e, felizmente, tantos anos depois a franquia continua forte e viva no Japão com o lançamento de várias outras séries de mangás e animes.

Uma dessas vertentes foi o Saint Seiya Lost Canvas, que se tornou anime por meados de 2009, produzida em forma de OVA (Original Video Animation). Baseado no mangá homônimo, a história narra os acontecimentos da Guerra Santa travada entre Atena e a Hades no século XVIII e conta com toda uma geração diferente de cavaleiros. Apesar de ser um spin-off criado por Shiori Teshirogi, a obra é totalmente aprovada pelo criador da franquia, Masami Kurumada.

O enredo conta a história de três órfãos que se consideram irmãos e que estão fadados a terem uma conexão tanto real, quanto divina. A menina é a reencarnação da Deusa Atena, enquanto um dos rapazes é a reencarnação de Hades. O outro se torna o Cavaleiro de Pégasus e o trio forma o centro da trama e da guerra entre o bem e o mal.

Diferentemente de muitas novas histórias baseadas em animes antigos, Lost Canvas foi um tiro certeiro e consegue ser muito bom, principalmente por fugir da narrativa cansativa e da mesmice que tanto nos acostumamos com a série original que assistimos na infância. A história não é demorada ou cansativa e, aos poucos, o espectador vai sendo apresentado a vários novos cavaleiros. E o melhor: a personalidade e o passado de cada um deles são trabalhados! Seguindo um caminho totalmente oposto da proposta inicial de Saint Seiya, essa nova saga tira o foco dos protagonistas e também desenvolve os coadjuvantes, ajudando na criação de um vínculo maior com os personagens.

Além disso, assistimos um enredo mais complexo e muito bem elaborado que faz referências e atua cronologicamente com anime original, o que é perfeito, principalmente se você não é mais uma criança esperando o momento em que Ikki irá aparecer e salvar o dia ou não tem mais paciência para ver toda batalha terminar igual (momento Seiya gritando “Saori” repitas vezes).

Infelizmente o anime foi oficialmente cancelado, só contendo duas temporadas (26 episódios no total), devido à baixa aceitação no Japão e a criação de novos projetos envolvendo a franquia. A nova série Saint Seiya Ômega foi anunciada mais ou menos na mesma época em que Lost Canvas foi arquivado e tudo indica que esse foi o principal motivo do fechamento do projeto. Porém, ainda é possível conferir a história completa no mangá e, mesmo sem ter um final, ainda vale muito a pena assistir o anime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário